A Revolta dos Sonhos

http://sulanorte.blogs.sapo.pt/arquivo/sonho.jpg

 

A desilusão.

Quando batemos de frente e sem amortecedor na realidade, o choque é desastroso para quem embala tanto os sonhos.

De noviço se começa a planear o mundo. Da fantasia de gaiato vemo-nos dentro da mais bela magia que nos acalenta as visões futuras e despreocupadas. E crescemos nelas e para elas…

Construímos uma casa como a imaginamos e deitam-na abaixo... Construímos uma mais modesta e rebentam com ela… Construímos uma de palha e pegam-lhe fogo… É mesmo no relento, exposto aos astros da sorte da crua realidade que deves pernoitar a tua imaginação. Apostamos forte no início mas o jogo obriga-nos a baixar a fasquia.

Os sonhos primordiais – os mais antigos e de natura – revoltam-se e, como anjos caídos, interpelam a sabedoria do criador. Desprendem-se do carinho e da resistência. Tombam em cachos, de expectativa em expectativa, por patamares de desacreditada esperança, cada vez mais minguados e estreitos.

E no fundo, bem no buraco da despedida, perdem em definitivo a áurea de luz das asas brancas e o sorriso do pensamento solto pelos mares da aventura. São sonhos que se transfiguram em demónios da consciência, impondo-se como predadores de novos sonhos. Devastam e assolam os panorâmicos vales do ideal com pesados medos de novos fracassos, novas desilusões. O ideal pode ser utopia, mas não há nada que nos ampare a decepção do sonho, quando se revela que o ideal não pode ser cumprido.

Os sonhos perdidos lançam a sombra e ferem a luz. Sombras para o que arde em sois de negro. Revoltam-se, quando novos sonhos se assomam à vontade do criador. Os anjos caídos não gostaram da criação do Homem; os sonhos veteranos, não substanciados, revelam-se contra a imprudência de novos projectos.

E quando cai o criador?! Ele cai com os sonhos… As lágrimas do anjo noviço, de asas chamuscadas, em corrente pelo pescoço franzido que orienta a cabeça para cima, após a queda flamejante dos ninhos do céu. Vai dormir ao relento…

 

agora, apetecia-me adormecer e só acordar quando renascesse a sonhar…

 

Andarilhus “(ªVª)”

X : V : MMVII

música: Mission: Dream On
publicado por ANDARILHUS às 08:40