Ultra Trail da Santa Justa

 

Fotografia de Cristina Coutinho: https://www.facebook.com/trailsantajusta#!/cristina.coutinho2

 

Ontem, 21 de Julho de 2013, participei no Ultra Trail Santa Justa, o qual teve início pelas 05h00, sob luar e com apoio de luz de frontal e lanterna.

 

O percurso apresentou um quadro paisagístico envolvente muito bonito. Em termos técnicos, é muito duro, principalmente para as articulações, e algo monótono: assenta sobretudo em subir e descer corta-fogos, com solo de pedra solta. O cascalho instável, somado aos fortes ângulos de inclinação do relevo, exige muita atenção e firmeza na passada, aportando problemas acrescidos de segurança a algumas descidas. A entrada no rio, nos 50 metros finais, corrige a poeira acumulada nas sapatilhas. J

 

Pelos dados provisórios da organização, fui o 65º elemento masculino, classificado, a passar a meta, tendo terminado mais 4 elementos após a minha chegada (à partida, presumo que eramos mais de uma centena; mas não tenho a certeza).

Pela contagem oficial, percorri os 55 km em 9h37:01.

 

Todavia, as leituras que realizei com a aplicação Sports Tracker apresentaram resultados algo distintos: 9h32:09 (o sistema deixa de contar nos momentos de paragem absoluta), para fazer 65,19 km, à média 6.8 km/h, 4620 kcal.

No meio (distância), deve estar a virtude…

 

Uma palavra de louvor ao Teixeira, com quem percorri boa parte da jornada: participou pela primeira vez num trail, e logo no Ultra, e, com equipamento básico de corrida de estrada, com a garrafa de água num dos bolsos dos calções, terminou esta dura prova, de tantos Kms, como se fosse já um repetente. J

 

Jorge Pópulo

20130722

 

 

publicado por ANDARILHUS às 19:24