Galga Courelas em livro! 2ª Parte: Courelas de lavra e sementeira.

download.jpg

 

A culpa sublime

 

Sim, mea culpa…

Moldar a realidade

Pelo feitiço da utopia,

Deixar a crueldade

Aveludar na fantasia

Como as dores da idade

Em panaceia de óleos e mimos

De profecia propícia.

 

Sim, já fiz de tudo

Para esconder

O que não quero ver;

Para inventar

O que não existe.

Fico mudo

E estático

De tanto gritar

De tanto correr,

Por campos fecundos

De maleitas que dão saúde

De desertos que são nascentes cristalinas

De aleijões que dão virtude

De insípidos pântanos que são salinas.

...De tanto libertar o paraíso na Terra…

 

Sim, mea culpa…

Acreditar na revolução

Do universal amor

Na elevada solução

Da verdade nua remendar

Com os tecidos da mágica

Ternura do labor

De novo mundo idealizar.

 

Sim, suspirei por empenho

Sempre esperançado

Por te encontrar

E não te perder.

Da vida,

Tracei florido desenho

E, como Quixote alucinado,

Arquitectei pórtico para entrar

No teu abraço, e nele colher

Os afectos com que me saudaste

Sobre a colina do meu contentamento.

 

Sim, mea culpa…

A cegueira, a sede, a precipitação.

A tolice da credulidade

De poder atar a felicidade

Com o cordel de balão

Que nos acompanha,

Esvoaçante sobre nossa aura.

A ingenuidade não é pecado;

O sonho não é delinquente:

São, afinal, obras solitárias

Que criam rugas, e olhares perdidos.

Estou cansado, estou velho,

De me enganar, de fugir.

 

Sim, entrego-me!

Ao juiz de toda a gente

Confesso o disparate

Desta minha culpa … sublime.

XXVIII : I : MMX

 

Disponível em https://www.artelogy.com/pt/store/jorge-pópulo-galga-courelas

E também em Ebook em https://www.artelogy.com/pt/store/galga-courelas-de-jorge-pópulo

Mais informações em https://www.facebook.com/artelogy/app/519984624691308/?app_data=%7B%22id_prod%22%3A%22412%22%7D

Ou

Através do populus@iol.pt.

Boas leituras!

publicado por ANDARILHUS às 07:47